3 de nov. de 2009

METAFORICAMENTE FALANDO...


Esse fim de semana estava pronta para ir comer uma pizza e assistir um filme quando minha irmã chegou em casa informando que o namorado dela tinha baixado Distrito 9. Dessa forma, como a coisa não ta fácil e que um cineminha implica em comida, pipoca e algo mas, optei por ver um filme que estava em cartaz, de graça, só arcando com o  preço dos salgados que pedi numa lanchonete e fiquei em casa para assistir.


Eu não sabia direito o que esperar do filme, tinha escutado falar muito por alto do mesmo e só sabia que se tratava de uma ficção cientifica (até porque, o próprio cartaz deixa isso claro).

Resumindo o início do filme: O mesmo começou, minha irmã na mesma hora deu boa noite  foi para o quarto - ela odeia filme de ficção - eu continuei na sala, achando aquilo tudo muito interessante...


O filme começa com um vídeo quase caseiro, com pretensão de documentário, mostrando como os alienígenas - chamados de camarão no filme, pararam lá. Distrito 9 é o nome dado a área onde os "refugiados" foram abrigados e precisam ser alocados em outro lugar. Pra isso, uma empresa governamental trablha com a desapropriação das "casas" e do terreno e é ai que tudo começa a ficar curioso e metafórico.

Os alienígenas foram retirados de sua nave e colocados no Distrito 9 e eles são tratados como se fossem humanos, com direito a defensores e leis da mesma forma que qualquer outra pessoas. E, como não poderia ser diferente, após a resistência deles para sair do local começam os confrontos e a hstória se desenvolve.
O filme todo é uma metáfora a conflitos, interesses políticos e a famosa lei do mais forte, onde direitos constam somente no papel. O que pode-se verificar me qualquer esquina...

Bom, como fiquei matutando quanto as metáforas e a conflitos recentes que poderiam estar mais próximo das mensagens passadas no filme, descobri que algumas pessoas classificam a historia como uma metáfora ao Apartheid.






O filme é muito bom, para quem gosta de ver filme pela sua essencia, e ão apenas por diversão. O roteiro metafórico é bem difeente de tudo que já foi visto. As críticas são postas de forma inteligente, quase chegando a essencia de Dogville. Portanto, se você é um aficcionado em filmes blockbusters, não perca tempo com Distrito 9. Porém se ficou curioso e curte uma ficção, VALE MUITO A PENA!



Um comentário:

Bruna disse...

Ah guria, eu acho que ele serve pra bluckbuster sim, pois é a típica caçada ao mocinho, com muita aventura e ação. Só que em contextos diferentes... claro que quem souber ler as outras camadas vai achar o filme mais interessante, pela metáfora (na hora que assisti também achei muita relação com as favelas brasileiras) e também por alguns métodos de montagem que achei legais.

E eu odeio ficção científica hahaha Mas sempre vejo os filmes! Só não curto Matrix!

Acho que essa semana vejo o Substitutos.

Beijos!!